Biografia

Estrela Leminski

Ouvidos atentos: O Texto verbal e o sonoro na música da vangarda paulista na década de 1980

Estrela Ruiz Leminski é escritora e compositora brasileira, filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz. Formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, concluiu sua especialização em Música Popular Brasileira e Mestrado em Música e em Musicologia na Universidad de Valladolid (Espanha), além de outro mestrado em Música pela Universidade Federal do Paraná.

Em 2004 lançou seu primeiro livro, Cupido, cuspido, escarrado, incluindo seus poemas feitos na infância e adolescência. Em 2009 participou da antologia “XXI poetas de hoje em dia(nte). Em 2010 lançou o livro “Poesia é Não”, contemplado pelo programa PNBE em 2012 e adotado pelas escolas de todo país. Integrou a antologia de poetas da Geração 2000 da Global Editora e a antologia “Poemas para crianças de todas as idades, organizado e ilustrado por Adriana Calcanhoto. Participou de feiras literárias e publicações em revistas como Poesia Sempre da Biblioteca Nacional, Revista de Autofagia de Minas Gerais e Et cetera da Travessa dos Editores. Recebeu prêmios no Encontro Brasileiro de Haikai e no Concurso Zempaku-Haikai e ministra oficinas sobre o tema.

Publicou em 2006 a sua monografia “Contra-Indústria”, sobre música independente brasileira, e o CD de composições “Música de Ruiz” em co-autoria com Téo Ruiz. Além disto eles formaram o grupo musical Casca de Nós. O disco lançado em parceria “São Sons” foi eleito um dos melhores discos do ano de 2011 pela Revista Embrulhador. Participaram de duas coletâneas musicais: “Reversos” (do blog Nego Dito) e “Re-trato”, fazendo uma releitura de “A Outra” do grupo Los Hermanos para o site Musicoteca. Em 2013 lançaram o DVD São Sons. Fez shows pelo Brasil e exterior, e em 2016 preparam seu próximo álbum. Tem parcerias com Ceumar, Iara Rennó, Alzira Espíndola, Alice Ruiz, Makely Ka, Renato Villaça e Flávio Henrique, entre outros.

Organizou e idealizou o disco duplo “Leminskanções”, com músicas inéditas de Paulo Leminski e com alguns de seus parceiros, lançado em 2014. Em 2015, este projeto gerou um livro de canções com mais de 100 músicas de Leminski. Neste projeto, dividiu o palco com artistas como Moraes Moreira, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, entre outros. Participa do conselho curatorial da exposição “Múltiplo Leminski”, sobre vida e obra de Leminski, que circula o país desde 2013. Também fez a curadoria das exposições “Poeta Alice” e “Meu Coração de Polaco Voltou”.

Postar no Twitter Compartilhar no Facebook