Português | English

Paraná, São Paulo, Nova York e Rio de Janeiro

Públicado em: www.culturabrasil.com.br

 

 

Não se trata de especial turístico. Solano apresenta um programa de música com um pouco de cada canto. Até mesmo de além do horizonte.

Estrela Leminski e Téo Ruiz formam o Música de Ruiz. Os dois são do Paraná. Ela é formada em música pela Faculdade de Artes. Ele é biólogo pela Universidade Federal desse Estado. A dupla se graduou em música popular brasileira, o que deu origem ao livro Contra-indústira e ao CD São Sons. Desse trabalho, Solano separou as faixas “Reivento”, “Parecer”, “São Sons” e “Quirera”, que para o produtor é “a síntese do que acontece com quem quer fazer música neste país cheio de música, mas tão exposto ao que chamam música de mercado”.

Um lançamento independente para o público infantil, com participação de crianças de São Paulo e do Ceará. Trata-se do álbum Pá Tum, do grupo Barbatuques, um núcleo artístico e pedagógico paulistano criado por Fernando Barba e que pesquisa percussão corporal, se propondo a fazer música a partir do batuque com o próprio corpo, com palmas, batidas no peito, estalos com os dedos e a boca, assovios e sapateados. Neste lançamento, Solano Ribeiro chama atenção das músicas “Tampa o tempo, Tum pá”, “Mãos à obra e pé na tábua” e “Tum pá”, todas compostas coletivamente pelos 13 integrantes do Barbatuques.

Vinícius Cantuária é da Amazônia, viveu na cidade maravilhosa e mora a quase 20 anos em Nova York, mas no seu coração mora mesmo é no Rio de Janeiro. Ele declarou: “Com o tempo percebi e o hoje tenho certeza de que fui para Nova York para ser mais brasileiro”.

Seu mais recente disco, Samba carioca, leva em conta essa declaração. No repertório tem clássicos da bossa nova, “Vagamente” (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli) e “Inútil paisagem” (Tom Jobim / Aloysio de Oliveira), música de sua autoria e do produtor do disco, Arto Lindsey (“Fugiu”) e tema instrumental para provar que Vinícius Cantuária é bamba no violão (“Julinha de botas”).

Em 2000 eles fizeram juntos o disco Tudo Bonito. 12 anos depois promoveram um novo encontro no CD Aquarius. Joyce Moreno e João Donato lançam um CD com músicas da dupla (“E passa o carrossel”), da cantora em parceira com Jorge Helder feita especialmente para esse disco (“Procura o Donato”) e do pianista com os parceiros Rubem Confete e Sydney Conceição (“Xangô é de baê”).

Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil
Paraná, São Paulo, Nova York e Rio de Janeiro

Exibido na RCB no dia 15 de julho de 2012
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

Postar no Twitter Compartilhar no Facebook

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *