Pocket Show

As composições de Estrela (Ruiz) Leminski e Téo Ruiz não seguem um padrão de gênero ou rótulos. Lembram os “novos paulistas” quando fazem canção cantaroláveis, mas também estão inseridos em um contexto de compositores curitibanos que transitam entre a letra de música e a poesia. Na sonoridade também nos remetem a algumas experimentações musicais da Vanguarda Paulista, que se destacou nos anos 80 e representa também o início de uma geração de cantautores independentes. A dupla desenvolve o projeto Música de Ruiz, que já gravou 3 discos de suas composições e também participaram de diversos projetos importantes a nível nacional, como a Feira Internacional de Música de Fortaleza, Empório da Música de Goiânia e Itaú Cultural. Mais recentemente, foram convidados para participar do Festival Internacional de las Artes de Castilla y León na cidade histórica de Salamanca, Espanha, onde apresentaram seu mais novo trabalho, o disco São Sons.

O pocket-show conta com a participação desta dupla de compositores, em um clima agradável no qual eles se utilizam de uma formação simples sem perder a sonoridade poética. No repertório, apresentam uma seleção das canções que compõe os seus discos e parcerias no intuito de ter um contato mais próximo e direto com o público. O ambiente descontraído permite que o público conheça mais de perto o trabalho dos artistas e possa apreciar a sua música-poesia em uma forma mais pura.

Além da música, Estrela e Téo são importantes pesquisadores da música brasileira. Juntos escreveram o livro Contra-Indústria, que virou referência sobre a música que se desenvolve fora do grande circuito industrial do país, e é utilizado como base para diversos estudos na área. Constantemente estão aprofundando suas pesquisas, nos seus mestrados e doutorados, colaborando com as pesquisas sobre a música brasileira e realizando palestras e oficinas.

Postar no Twitter Compartilhar no Facebook